Como nome emprestado de um poema de Leminski, SOL-TE, projeto da Cia. Teatro do Incêndio criado em 2014, é uma ação de teatro para crianças e adolescentes.  O projeto visa estimular crianças e adolescentes afim de se descobrirem em todas as suas potencialidades e superar dificuldades, fomentando o pensamento, o seu desenvolvimento individual e social e os instigando a se perceberem no mundo, conhecer e reconhecer sua ancestralidade, passeando pelos Brasis e suas possibilidades por meio da arte teatral e outras artes.

"Aqui a gente se diverte, brinca, interpreta, faz amigos, dá risada e a gente pode ser quem a gente é..."

Leonardo, 11 anos, integrante do projeto desde 2018

Início das atividades de 2020

   Era Agosto de 2014, a Cia. Teatro do Incêndio tinha sede na Rua da Consolação, em um imóvel quase ao lado da Escola Estadual Marina Cintra. Às 17 horas, as crianças iam embora e passando em frente do teatro perceberam que ali não era mais uma pizzaria. Encantadas com aquele espaço de portas abertas para receber, perguntaram retoricamente se podiam entrar e já entraram. Olharam tudo ao seu redor e indagaram se podiam voltar... E voltaram! Voltaram duas semanas depois, inscritas no projeto Sol-te, teatro para crianças e adolescentes, que nasceu ali, daquele momento.

    O projeto se iniciou em fase teste com o nome de "Arteiros". A procura com apenas 2 semanas de inscrição e divulgação no boca a boca pelos arredores do bairro, foi enorme. Desde então o projeto nunca mais parou. Em 2015, foi rebatizado de Sol-te, teatro para crianças e adolescentes, e mais de 150 pessoas, entre crianças e adolescentes, já foram contempladas pelo projeto. Semestralmente as inscrições são abertas para novos integrantes, assim como para rematrícula dos que já fazem parte.

    

 Nossa prática de ação se dá por algo que denominamos "Entremundos". A possibilidade entremundos nos conecta com múltiplos conceitos e práticas da arte, da cultura, manifestações populares, brincadeiras, folguedos, jogos, entre outros, criando um processo de aprendizagem e contato com a prática teatral num espaço de diverso e de inúmeras perspectivas.

  O fazer teatral nos proporciona a experiência de nos descobrirmos, reconhecermos, aceitarmos, de ampliarmos nossas possibilidades enquanto individuo, olhando e trabalhando com o outro. Une-se a isso ainda, o encontro e conhecimento da nossa tradição cultural, podendo ser um processo de construção de nossa autonomia criativa, consciência enquanto individuo e coletivo, dando vazão ao ser pensante e assim político.

  Como prática de compartilhamento de experiência utilizamos os jogos e brincadeiras, tanto populares quanto teatrais, para trilhar objetivos concretos como: ampliar a observação, dar vazão a criatividade e imaginação, criar segurança de ser e estar, conhecimento do seu eu - corpo e voz, projeção física e vocal, exercitar a memória e a própria brincadeira pela brincadeira - espaço de excelência da construção, interação, do diálogo com o conhecimento e da autonomia em um mundo tão regido pela lógica da produção.

Quer saber mais?

As inscrições acontecem semestralmente. Fique ligado em nossas redes sociais para o chamamento! Para apoiar esse projeto ou tirar dúvidas, entre em contato conosco!

cOLABORADORES

Idealização e coordenação: Gabriela Morato

Educadores: Elena Vago, André Souza e Yago Medeiros

Assistente: Paula Almeida

© 2019/20 Todos os Direitos Reservados

Cia. Teatro do Incêndio

 (11) 983 286 358   |   (11) 2609.8561 | (11) 2609.3730

 

Teatro do Incêndio

Rua 13 de Maio, 48

Bixiga - Bela Vista - São Paulo/SP