Em 2014

No ano de 2014, demos inicio ao projeto como fase teste, para entender qual seria a sua real reverberaçao tanto na cidade, em relaçao a esse novo movimento, quanto nos integrantes. Aconteceu que tivemos 25 inscritos, quando 20 foram assiduos e os outros 5 faltantes. Finalizamos os encontros em 13 de Dezembro, quase com os pés nas festas de fim de ano e todos nos quetionaram profundamente por que teriam férias. Diante disso, ficou claro o quanto foi modificador e motivador para os participantes o projeto em açao.

 

Misturando jogos teatrais de Viola Spolin, açoes intuitivas criadas através de abetura dada aos integrantes e  materiais lúdicos, as atividades renderam profundas reflexoes sobre o corpo, o espaco e a convivencia em grupo, alem do encontro mais poético do projeto: os integrantes caracterizados de grandes nomes da cultura Brasileira como: Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Roberto Piva, Oswald de Andrade e os outros, pintando a porta de aço do espaço. Ao vestir os jalecos, automaticamente despertamos neles o interesse em saber quem eles eram naquele momento e entederam que Anita Malfatti foi uma grande pintora e não quem a priore todos sabiam quem era e disputavam quem vestiria o jaleco.

 

Em nosso espaço, temos em uma parede grandes paineis com obras expostas na Semana de Arte de Moderna de 22, durante alguns bons minutos, tivemos a bela imagem de crianças sentadas no banco do saguao do Teatro contemplando e buscando entender as imagens ou que os homens podem sim ter um corpo desproporcional, que a arte nos dá a liberdade de ter liberdade.